Do mesmo modo que Audrey Hepburn estava para Givenchy, a atriz francesa Catherine Deneuve estava para o estilista Yves Saint Lauren. Catherine além de uma grande amiga do estilsta foi uma de suas maiores musas, funcionado perfeitamente como rosto para a maison criada na década de 60 do século passado depois que Saint Lauren saiu da Dior para criar sua própria marca. A imagem extremamente elegante de Deneuve, associada por muitas vezes a frieza devido a filmes como Repulsa ao sexo e A bela da tarde em que interpretou mulheres frígidas, a tornaram não somente um ícone do cinema francês mas também um ícone da moda tanto na capital do Pret à porte, Paris, como no mundo inteiro. Catherine surgia como uma alterntativa de modelo feminino numa época em que a sensualidade descabida de Brigitte Bardot domininava as cabeças masculinas e os anseios femininos de liberdade sexual e comportamental. A subistituição de Bardot por Deneuve como rosto do perfume Chanel Nº5, saía Brigitte como a éfige Marianne símbolo da República francesa, talvez represente mais claramente a contra-corrente em que a figura de Catherine veio a se encaixar em um período de resignificação da posição feminina no mundo.
O arquetipo feminimo representado por Deneuve associava-se perfeitamente a marca de Saint Laurent: uma mulher clássica, pautada sobre tudo pela elegância e feminilidade, mas também prática e moderna, através da democratização da moda atravé do Pret à porte (roupas prontas para usas) alcançando um público que não limitava-se as damas da alta sociedade francesa. Saint Laurent revolucionou o mundo da moda, do mesmo modo que Coco Chanel havia feito na primeira metade do século XX, ao incorporar a praticidade do vestuário masculino ao guarda ropa feminino em uma de suas criações mais marcantes: o smoking feminino. Também trouxe o mundo da arte para suas composições ao criar os inesquecíveis vestidos tubinhos inspirados nas telas de Mondrian. E não devemos esquecer o estilo safari urbano.
Sua relação com Catherine Deneuve foi firmada depois de criar os figurinos para a personagem Severine do clássico A Bela da Tarde de 1966. O estilista já havia criado figurinos para produções cinemtográficas anteriormente como em A Pantera Cor de Rosa em 1963 dirigido por Blake Edwards (o mesmo diretor de Bonequinha de Luxo), Arabesque dirigido por Stanley Donem (o mesmo diretor de Cinderela em Paris e Um Caminho para dois) e estrelado por Sophia Loren e Leslie Caron em Um favor muito especial de 1965.
Para perosnagens de Deneuve, YSL ainda criou figurinos em filmes como A Sereia do Missipi (1969) Le chamade (1968), Liza (1972), Expresso para Bordeaux (1972) e Fome de Viver (1983). Talvez seja devido a essa relação estreita mantida entre os dois, tanto profissionalmente como pessoalmente, que deu a Catherine propriedade ao definir da melhor maneira o estilistita:“Ele cria para as mulheres de vida dupla. A roupa de dia ajuda a nos apresentarmos num mundo cheio de estranhos. Permite ir para todo lado sem chamar demasiada atenção, nos dá força graças a sua natureza masculina. No entanto, a noite, quando podemos escolher com quer queremos estar, nos tornamos sedutoras”.
O estilista deixou o mundo da moda. Ele anunciou sua aposentadoria e apresentou seu último desfile em janeiro de 2002 numa retrospectiva de suas criações - um show de elegância e o fim do glamour que a era YSL emprestava à alta-costura onde sua grande musa e amiga se fez presente. Morto em 2008 Yves Saint Laurente foi um dos maiores nomes do mundo da moda "Chanel, Schiaparelli, Balenciaga e Dior fizeram coisas extraordinárias. Mas trabalharam com um estilo particular, Saint Laurent é muito mais versátil, como uma combinação de todos eles", disse o estilista Christian Lacroix. Suas criações serão imortalizadas, do mesmo modo que será a beleza de Deneuve.
"A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui." |
Yves Saint Laurent, falando sobre o seu trabalho |
Adorei o texto. Não sabia da relação deles, nem que YSL tinha feito o figurino de A Bela da Tarde, que eu adoro.
ResponderExcluir